Pular para o conteúdo

Android 15 melhora suporte às mensagens via satélite

O Android agora inclui alguns elementos de interface do usuário projetados para “garantir uma experiência de usuário consistente em todo o cenário de conectividade via satélite”, segundo o Google

author ,

google, android 15

O Google lançou a primeira prévia de desenvolvedor do Android 15 no mês passado e nesta quinta-feira, 21, a segunda foi lançada. Esta ainda não é uma versão beta pública, que está prevista para chegar em abril. Em vez disso, como a primeira prévia, a mais recente também permite que os desenvolvedores testem seus aplicativos.

A principal novidade da segunda prévia de desenvolvedor do Android 15 é o suporte para conectividade via satélite no nível do sistema operacional. O Android agora inclui alguns elementos de interface do usuário projetados para “garantir uma experiência de usuário consistente em todo o cenário de conectividade via satélite”, segundo o Google.

Os aplicativos podem detectar quando um dispositivo está conectado a um satélite, percebendo assim por que os serviços de rede completos podem estar indisponíveis. Também há suporte para aplicativos SMS/MMS, bem como aplicativos RCS para usar conectividade via satélite para enviar e receber mensagens.

Também há melhorias na visualização de PDF, permitindo que os desenvolvedores incluam em seus aplicativos a capacidade de renderizar PDFs protegidos por senha, além de permitir que você pesquise, edite e selecione itens em PDFs. A visualização local de PDF também deve ser mais rápida e consumir menos recursos. O próprio renderizador de PDF será atualizado por meio das atualizações do sistema do Google Play, independentemente das atualizações da versão do Android.

Além disso, a experiência de usar NFC para fazer pagamentos deve ser “mais contínua e confiável”, e a troca automática de idioma para reconhecimento de áudio foi melhorada. Os desenvolvedores agora também podem usar uma função do Android 15 para que seu aplicativo apareça na pequena tela externa de um celular dobrável estilo flip.

Os aplicativos no Android 15 poderão detectar que estão sendo gravados. Também haverá suporte para um padrão de volume para ajudar a evitar inconsistências de volume ao alternar entre diferentes conteúdos de áudio. Por fim, o modo "Não perturbe" está se tornando mais personalizável, permitindo que você dê tratamento especial a algumas regras em detrimento de outras e permitindo que as regras acionem coisas como deixar a tela em preto e branco, ativar o modo noturno e escurecer o papel de parede.

Android
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.