Pular para o conteúdo

Huawei, apesar de restringida nos EUA, financia pesquisas no país

A chinesa é a única financiadora de um concurso de pesquisa administrado pela Optica Foundation, uma entidade sem fins lucrativos que fornece recursos para aqueles que pesquisam óptica e fotônica

author ,

huawei, eua, logo, celular

A Huawei foi declarada como uma ameaça à segurança nacional pelos Estados Unidos, mas isso não impediu a empresa chinesa de financiar secretamente pesquisas em universidades americanas.

O veículo de imprensa Bloomberg relata que a Huawei é a única financiadora de um concurso de pesquisa administrado pela Optica Foundation, uma entidade sem fins lucrativos que fornece recursos para aqueles que pesquisam óptica e fotônica, cuja sede está localizada em Washington.

O concurso começou em 2022 e já premiou pesquisadores em milhões de dólares. O programa atrai propostas de cientistas de todo o mundo, incluindo as principais universidades dos EUA que romperam laços com a Huawei, como Harvard.

Muitos dos candidatos e funcionários entrevistados não sabiam que a Huawei apoiava o programa. No site da Optica Foundation, foi revelado que o concurso financiado pela Huawei concede o maior prêmio em dinheiro, mas seu nome não é mencionado como apoiadora financeira, o que não é o caso das outras 10 empresas listadas atualmente.

O acordo permite que a Huawei continue a ser a principal financiadora de importantes pesquisas internacionais. Um porta-voz da Huawei disse que a gigante chinesa e a Optica Foundation iniciaram o concurso para apoiar a investigação internacional e promover a comunicação acadêmica, e que a divulgação do nome da Huawei teria dado um toque promocional ao programa, razão pela qual foi mantida em segredo. Isso contrasta com a abordagem adotada pela empresa nos países europeus, onde não hesita em estampar o seu nome nos centros científicos por ela geridos.

A CEO da Optica Foundation, Liz Rogan, observa que alguns dos doadores da fundação, incluindo os dos Estados Unidos, gostam de permanecer anônimos e "não há nada de incomum nesta prática".

A Huawei está entre as financiadoras de mais alto nível da organização, que doaram mais de US$ 1 milhão desde que foi fundada, há mais de duas décadas. As empresas americanas Google e Meta são algumas das que estão no segundo nível mais alto de doadores (US$ 200 mil ou mais).

A política da Optica Foundation, no entanto, parece não violar os regulamentos do Departamento de Comércio dos EUA, que impede o país de compartilhar tecnologia com a Huawei.

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.