Pular para o conteúdo

MediaTek desenvolve seu primeiro processador móvel de 3nm

Com base em dados fornecidos, o novo processo de 3nm da TSMC é 18% mais rápido com o mesmo consumo de energia, em comparação com o processo de 5nm da mesma empresa

author ,

mediatek, chip 3nm

A MediaTek desenvolveu com sucesso o primeiro processador móvel de 3 nanômetros (nm), baseado em tecnologia da TSMC. O novo chip fará sua estreia comercial no próximo ano como parte da série Dimensity.

O comunicado de imprensa (eis a íntegra, em inglês) não entra em detalhes sobre o novo processador móvel, apenas esclarece o processo de 3nm da TSMC, que oferece ganhos importantes em relação ao processo "N5" de 5nm anterior.

Com base em dados fornecidos, o novo processo de 3nm da TSMC é 18% mais rápido com o mesmo consumo de energia, em comparação com o processo de 5nm da mesma empresa. O novo processo de 3nm também traz uma redução de consumo de energia de 32% na mesma velocidade, ao mesmo tempo que oferece um aumento de 60% na densidade lógica.

A MediaTek lançará seus chips de 3nm, baseados na tecnologia da TSMC, para celulares, tablets, carros inteligentes e outros dispositivos a partir do segundo semestre de 2024.

Inovações
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.