Pular para o conteúdo

Qualcomm e Intel não poderiam mais vender chips para Huawei

Os problemas da Huawei começaram em 2019, quando foi colocada em uma lista de restrições comerciais dos EUA, uma medida justificada por receios de que pudesse espionar os americanos

author ,

huawei, china, sede

O governo dos Estados Unidos teria revogado as licenças da Qualcomm e da Intel para a venda de chips à Huawei, de acordo com o veículo de imprensa Reuters. Embora o Departamento de Comércio dos EUA tenha emitido um comunicado dizendo que “revogou certas licenças de exportação para a Huawei”, a entidade não citou nomes.

Ainda assim, isso provavelmente significa que a Huawei não poderá usar chips da Qualcomm ou da Intel daqui para frente, o que resultaria na descontinuação de alguns de seus produtos, a menos que haja alguma solução alternativa que não tenha ainda tenha sido revelada. A revogação das licenças aparentemente entra em vigor imediatamente.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China emitiu uma declaração dizendo: “A China opõe-se resolutamente ao fato de os Estados Unidos ampliarem excessivamente o conceito de segurança nacional e abusarem dos controles de exportação para suprimirem empresas chinesas sem justificação”. Qualcomm, Intel e Huawei ainda não responderam publicamente.

Os problemas da Huawei começaram em 2019, quando foi colocada em uma lista de restrições comerciais dos EUA, uma medida justificada por receios de que pudesse espionar os americanos. Com isso, os fornecedores da Huawei tiveram que buscar licenças especiais, que agora foram revogadas.

Essas duas empresas receberam suas respectivas licenças em 2020, mas a Qualcomm só conseguiu vender chips 4G mais antigos para a Huawei. No entanto, a Huawei ainda paga à Qualcomm para licenciar o seu portfólio de tecnologias 5G, parte de um acordo de patente que expira no ano fiscal de 2025 da Qualcomm. Não está claro se isso foi em parte usado para desenvolver os mais recentes chips Kirin da Huawei para smartphones ou não.

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.