Pular para o conteúdo

Samsung revela GDDR7: 40% mais rápida e 20% mais eficiente em termos de energia

A Samsung enviará amostras para seus principais clientes ainda este ano, para que possam começar a trabalhar em dispositivos baseados na memória RAM GDDR7

author ,

Samsung GDDR7

Quase exatamente um ano atrás, a Samsung anunciou a memória RAM GDDR6, que era capaz de transmitir 24 Gbps por pino. Agora, o conglomerado sul-coreano revelou a sua nova geração de RAM GDDR7. Este vai até 32 Gbps por pino para um total de 1,5 Terabytes por segundo, 40% mais rápido que o 1,1 Terabyte por segundo que a GDDR6 poderia alcançar. Eis a íntegra do anúncio, em inglês.

O aumento na velocidade se deve à adoção da modulação de amplitude de pulso de 3 níveis (PAM-3). O PAM-3 também é usado em USB4 e Thunderbolt 5, por exemplo. A memória RAM GDDR6X usada em placas como a Nvidia RTX 3090 e 4090 usa o padrão PAM-4 relacionado, diga-se de passagem.

De qualquer forma, além de ser mais rápida, a GDDR7 também é 20% mais eficiente no consumo de energia. A Samsung também desenvolveu uma versão de baixa tensão operacional da GDDR7, que será usada em dispositivos com maior consumo de energia, como notebooks.

A empresa também fez outra coisa para combater o calor – o composto de moldagem epóxi (EMC) que envolve os chips RAM tem resistência térmica 70% menor, em comparação com o EMC usado em GDDR6, portanto, mais calor pode ser dispersado mais rapidamente.

A Samsung enviará amostras para seus principais clientes ainda este ano, para que possam começar a trabalhar em dispositivos baseados na memória RAM GDDR7.

Inovações
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.